O autor da conhecida, e lucrativa, franquia Mobile Suit Gundam, Yoshiyuki Tomino, fez diversas críticas ao mangá de Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin) em sua revista online(Tomino Ryu no Tomino). Tomino disse que não é fã da série, mas tira o chapéu para o autorHajime Isayama, por fazer de suas experiências como vítima de bullying na escola, uma inspiração para seu trabalho.
Mas ele não para por aí. Tomino diz que acha que os desenhos de Shingeki no Kyojin nojentos e comparáveis aqueles que são feitos exclusivamente em conteúdos voltados para o público mais velho. O criador de Gundam disse ainda que não queria nem falar da série, e muito menos ler. Além de proferir ataques a Isayama, o veterano disse ainda as seguintes palavras:
“Ataque dos Titãs é um trabalho que representa diretamente o estado de espírito do autor. Por um lado, One Piece é um shounen que conseguiu chamar atenção de milhares de pessoas devido a seu conteúdo, fácil de ser compreendido, já Shingeki é um mangá muito pessoal para o autor e é muito difícil de ser lido. Eu o vi aparecer na TV umas 2 vezes e consegui compreender que tipo de pessoa ele é. Diz que no passado sofreu bullying na escola e que através de seu mangá consegue por para fora toda mágoa acumulada daquela época.
Sim, eu estou feliz que você, ao menos procurou imagens de pessoas feias para desenhar seus titãs. Ou seja, o mangá não serve apenas para representar os sentimentos de um autor. Embora diga que não sabe desenhar muito bem, Isayama se esforça bastante ao desenhar aquilo que odeia e ainda assim, publica o mangá. Ele faz isso porque primeiramente está trabalhando com pensamento de autor e depois de um mangáka”.
Nem é preciso dizer que os fãs de Shingeki no Kyojin não gostaram nem um pouco das críticas feitas por Tomino, que fez a festa dos críticos de plantão. E você o que acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário